top of page

Oficinas

 

Explorando o Etnograph 6.0: A construção de dados de pesquisa -Ministrado por Annagesse de Carvalho Feitosa (Mestranda CPDA/UFRRJ) e Rafael Bezerra Gaspar (Doutorando PPGSA/IFCS/UFRJ)

 

A oficina destina-se à apresentação e experimentação do software Etnograph na montagem de dados qualitativos de pesquisa. O Etnograph foi lançado em 1985 e se tornou um dos primeiros softwares na análise de informações descritivas – fundamentalmente entrevistas – entre diferentes profissionais (sociólogos, antropólogos, críticos literários, historiadores). O programa não substitui o pesquisador, mas se torna um instrumento importante na sistematização de informações de pesquisa, além de favorecer a criatividade do pesquisador na montagem dos dados qualitativos. Nossos objetivos são os seguintes: 1 – apresentar as principais operações presentes no software; 2 – elaborar um guia de montagem do material de pesquisa dentro do programa e exercitar suas funções.

Será destinado um momento para cada participante exercitar as operações do programa. Para o exercício, solicitamos o uso do computador pessoal e de material de pesquisa próprio (entrevistas, relatos de caderno de campo ou descrições de observações de trabalho de campo, todas transcritas e em formato WORD).

O programa será disponibilizado e pedimos aos participantes que levem Cd ou pen drive para a gravação.    

 

Uso da ferramenta web como fonte de dados: uma perspectiva indiciária e etnográfica -Ministrado por Marcelo Castaneda (LabTec/UFRJ)

 

 

A oficina pretende partir de um panorama sobre as diferentes fases dos estudos de internet, suas diferentes abordagens teóricas e principais objetos de estudo e metodologias apresentadas na literatura recente. Neste sentido, apresentará abordagens quantitativas e qualitativas, com ênfase nestas últimas, destacando amostras probabilísticas ou estatísticas ou intencionais. Para discutir o paradigma indiciário, destacará a teoria fundamentada nos estudos de internet, seus limites e possibilidades. No que diz respeito à etnografia, pontuará as diferentes perspectivas em cena. Por fim, discutirá um exemplo prático de como a web pode servir como fonte de dados na construção da tese de doutorado Ação coletiva com a internet: reflexões sobre a Avaaz. 

 

Ferramentas de informática aplicadas ao gerenciamento de bibliografias -Ministrado por Fábio Halmenschlager (Doutorando em antropologia/UFF)

bottom of page