top of page

Mesas de debate

 

Mesa 1. 2014: Ano internacional da Agricultura Familiar e capitalização das políticas públicas?

 

Considerando a importância da Agricultura Familiar para o país e a viabilização do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), a mesa de abertura da Semana Acadêmica CPDA 2014 pretende fazer um balanço junto a um público especializado sobre as ações realizadas no âmbito do AIAF 2014. Foram/estão sendo criadas sinergias necessárias à formulação, tomada de decisão e implementação de políticas públicas para a promoção da agricultura familiar? Foram/estão sendo desenvolvidas ações destinadas a proteger, apoiar e capacitar às famílias e os pequenos agricultores? Foram/estão sendo implementadas iniciativas buscando identificar e disseminar conhecimentos relevantes sobre agricultura familiar?

Mesa 2. Visão do Agronegócio Sobre Agricultura Familiar

A construção política da palavra agronegócio é sinônimo de riqueza, modernidade e sucesso, essas representações têm sido construídas a partir da lógica da valorização de si e desqualificação do outro (agricultura familiar/camponesa), recurso que institucionaliza a crença de ausência de alternativas reais para suprir a demanda alimentar e movimentar o mercado internacional além do Agronegócio. Nesse sentido, o propósito dessa mesa é refletir sobre as representações do agronegócio acerca da agricultura familiar, onde esse setor com grande representatividade política situa a agricultura familiar. Mas também compreender as visões desse setor sobre a institucionalização do ano da agricultura familiar com a principal finalidade de aumentar a visibilidade mundial da agricultura familiar, enfatizando sua capacidade de se relacionar com o tema da segurança alimentar e nutricional, pobreza rural e o desafio ambiental.

Mesa 3. Gênero e Agricultura Familiar

Esta discussão insere-se num contexto em que a agricultura familiar é, pela primeira vez no País, considerada prioridade no discurso governamental, que tem assumido essa categoria social como sujeito das transformações necessárias ao campo. Este cenário, torna-se um marco importante pois além de resgatar e revalorizar a Agricultura Familiar, incorpora a questão de gênero na agenda da reforma agrária e do desenvolvimento rural a partir da elaboração de políticas públicas que buscam atender antigas reivindicações das agricultoras. A ideia então é destacar conhecimentos que vêm sendo acumulados nas análises de gênero, quando referidas ao campo. As quais têm revelado que as relações no âmbito familiar, a forma como a família é constituída e produzida e o papel da mulher no rural são deveras importante quando se trata de explicar a reprodução social da
agricultura familiar.

Mesa 4. Pauta da agricultura no plano de governo – perspectivas e desafios

Esta mesa buscará sintetizar e debater a pauta da agricultura familiar nos planos de governo dos três primeiros candidatos ao cargo de presidente da república do Brasil, identificados pelas pesquisas de intenção de votos. Outro objetivo deste momento, refere-se a reflexão sobre os desdobramentos futuros e impactos neste setor possivelmente decorrentes da implantação do plano de governo analisado.


 

bottom of page