top of page

"O ELDORADO DOS GAÚCHOS: deslocamento de agricultores do Sul do país e seu estabelecimento no Leste Maranhense."

Autor: Rafael Bezerra Gaspar (PPGSA/IFCS/UFRJ)

 

O livro traz uma análise sobre as motivações e estratégias dos chamados gaúchos em seu estabelecimento na região leste do Maranhão e a dedicação à cultura da soja e outros grãos. As rotas, os interesses e as redes que esses agentes mobilizaram no deslocamento do sul do País ao Maranhão, passando por diferentes estados, são explorados com o objetivo de dar “voz” àqueles que fazem o agronegócio existir. Contribui, assim, para ampliar as análises sobre o mundo do agronegócio com que nos defrontamos nas páginas da grande imprensa todos os dias.

 

"Lutadores pela democracia. Relatos sobre a clandestinidade e o desaparecimento de lideranças do PCB nos anos 1970"
Autor(es): Org. FAP

 

O presente livro traz textos sobre como atuavam dirigentes e militantes comunistas nos subterrâneos, a trajetória e as circunstâncias do desaparecimento nas prisões da ditadura.

 

"As armas da política e a ilusão armada"
Autor(es): José Antônio Segatto, Raimundo Santos, Alberto Aggio e outros.

 

O livro tem como tema a resistência contra o regime autoritário (1964-1985) por meio da política. Compõem o volume reflexões de intelectuais e ativistas políticos sobre as diversas razões que teriam criado as condições para o Golpe de 1964 e a defesa da frente democrática anti-ditatorial por parte do PCB. O anexo do livro inclui documentos elaborados após a implantação do regime autocrático e uma extensa bibliografia sobre o campo pecebista.

 

 

"Tutela e Resistência Indígena"
Autor: Andrey Cordeiro Ferreira

 

Neste estudo, Andrey Cordeiro Ferreira analisa as relações de dominação e resistência política estabelecidas entre os índios Terena e o Estado, através de um modelo crítico de etnografia. O enfoque principal é o estudo da mudança social nos processos e relações de poder no início do século XXI na terra indígena Cachoeirinha, localizada no Mato Grosso do Sul. O estudo etnográfico e das fontes históricas acerca da sociedade Terena levou o autor a perceber uma política de resistência dos indígenas ao regime tutelar, talvez a principal forma de dominação operante em relação aos índios. Segundo o autor, as formas de luta política e de resistência indígena remetem sempre, em termos simbólicos e práticos, a essa estrutura de dominação. O livro fornece também elementos para uma interpretação de processos políticos e socioculturais que afetam a grande maioria da população indígena brasileira.

 

Revista Estudos sociedade e Agricultura vol. 22 n. 1, 2014.

 

Revista de ciências sociais dedicada ao estudo do mundo rural. Temas do volume: História agrária, Estudos rurais, Desigualdade social, Biosegurança, Desenvolvimento sustentável).

bottom of page